HALLOWEEN E O TERROR QUE NÃO ASSUSTA

by - outubro 31, 2020

 

Foto: Getty Imagens.

Hoje é Halloween, o famoso Dia das Bruxas aqui no Brasil, e eu fiquei pensando bastante se poderia escrever sobre algum filme de terror que assisti na “Spooky Season”, minha maratona de filmes de terror deste ano. Só que de todos os filmes que eu vi, nenhum chegou a me inspirar o bastante para escrever um texto sobre, então resolvi discutir não somente a minha história com esse gênero tão famoso, mas também descrever como foi meu mês macabro.

Outubro não chega a ser um dos meus meses favoritos, apesar de ser o mês do meu aniversário e também do halloween, mas este ano de 2020 foi bastante produtivo e significativo para mim. Fiz dezoito anos, comprei meus dois primeiros livros da editora Darkside, uma editora famosa pelas publicações de obras de terror, publiquei meus textos aqui no blog e compartilhei com algumas pessoas que gostaram das coisas que eu escrevi, o que me deixa muito feliz.

Em relação aos filmes e seriados da Spooky Season, posso dizer que foi uma experiência bem produtiva e prazerosa. Infelizmente, não cheguei a ler nenhuma obra literária de terror, mas isso é algo que quero mudar nos próximos anos, porque acreditem ou não, eu acho que nunca cheguei a ler um livro de terror na minha vida inteira.

Hoje, no dia 31 de Outubro de 2020, assisti o filme “Halloween”, de 1978. É um grande clássico do terror que conquistou vários fãs cinéfilos e amantes do gênero. Diria que gostei da obra, apesar de ter achado alguns momentos engraçados e meio patéticos, mas me prendeu do inicio ao fim e foi algo que me agradou. Eu gostei de ter fechado a minha Spooky Season com essa obra.

Esses foram os filmes e seriados que assisti durante o mês de outubro. Over The Garden Wall (O Segredo Além do Jardim) foi a única obra que eu revi e continua sendo uma das minhas coisas favoritas do gênero. O restante das obras eu conferi pela primeira vez. Como por exemplo, a saga de filmes Alien, alguns clássicos do terror, lançamentos de 2020 ou apenas outros títulos.

Over the Garden Wall (2014), Carrie (1976), The Neon Demon (2016), Alien (1979), Aliens (1986), Alien 3 (1992), Alien Resurrection (1997), The Hauting Of Bly Manor (2020), I Saw The Devil (2010), Cronos (1993), Candyman (1992), Drag Me To Hell (2009), Nocturne (2020), Halloween (1978), The Evil Dead (1981), A Meia Noite Levarei Sua Alma (1964).

Terror é algo que sempre foi muito complicado pra mim, escrevo com sinceridade. Nunca fui uma pessoa de ter medo, principalmente quando criança. A única coisa que me atormentava ou me deixava desconfortável ao ponto de eu sentir algumas coisas eram os zumbis. A Sharline criança considerava os zumbis as criaturas mais assustadoras do mundo, principalmente quando algumas pessoas costumavam jogar Resident Evil a noite e ela assistia por curiosidade.

Em relação aos filmes e séries, para mim eram obras que, sinceramente, eu não levava a sério e às vezes até tirava sarro mesmo. Naquela época, eu achava que o terror era algo que te causa medo, que te deixa assustado e te incomoda ao ponto de você não querer levantar para ir ao banheiro de madrugada. Então, como a grande maioria dos filmes não causava essa sensação em mim, eu achava que eles não eram bons, tanto que não fazia questão de assistir ou ler tantas obras desse gênero.

O tempo passou e hoje em dia eu tenho uma visão um pouco diferente do terror. Na verdade, acredito que existem muitas formas de se fazer terror. Um filme não precisa necessariamente me assustar para ser bom e não precisa ser aterrorizante. Acho que um bom exemplo disso é “As Boas Maneiras” de 2017, dirigido e escrito por Marco Dutra e Juliana Rojas. Não foi um filme que eu assisti na spooky season, foi um pouco antes disso. Eu conferi essa obra nacional há pouco tempo, ainda em 2020, e me apaixonei completamente. Fiquei dias e dias pensando sobre e até quis escrever um texto, mas vou ficar devendo essa. 

O filme não é necessariamente um terror daqueles que muitos estão habituados, é algo mais voltado para a fantasia e o drama, eu diria. Mas mesmo assim acho que é um terror que me encanta muito.

Outros exemplos de filmes de terror que eu gosto bastante e que eu poderia citar são “O Iluminado” do Stanley Kubrick, “Cisne Negro” e “mother!” ambos do Darren Aronofsky, “Corra” do Jordan Peele, “Hereditário” do Ari Aster, “Precisamos falar sobre o Kevin” da Lynne Ramsay e alguns outros títulos me fizeram mudar um pouco a minha percepção sobre o gênero.

Por fim, acho que vale a pena ressaltar que terror é um algo muito rico e vale a pena conferir alguns títulos, principalmente para aqueles que não o levam a sério, assim como eu não levava. 

Não se esqueça que não precisa ter medo de filmes de terror, afinal, o maior perigo que existe está na vida real e você enfrenta isso todos os dias.

Feliz Dia das Bruxas/Halloween para todos vocês.

You May Also Like

0 $type={blogger}