O PRÍNCIPE E A COSTUREIRA

by - outubro 20, 2020

Foto: Frances e Sebastian, ilustração por Jen Wang na obra literária "O Príncipe e a Costureira".

O Príncipe e a Costureira é uma graphic novel escrita e ilustrada pela quadrinista Jen Wang, a tradução para o português brasileiro foi feito pela Vic Vieira. A obra venceu duas categorias no Eisner Award de 2019, com Melhor Publicação Juvenil (13 a 17 anos) e Melhor Roteirista/Desenhista.

Eu comprei o quadrinho como um presente de aniversário e confesso que não pensaria em algo melhor para mim. Estava de olho na obra há bastante tempo e já sentia que iria amar, tanto que iniciei e concluí a leitura hoje, dia 20 de outubro de 2020 e ainda estou pensando bastante na história. Foi o primeiro quadrinho em forma física que eu comprei, com essa obra eu vou começar minha tão sonhada coleção, então é claro que querendo ou não, já é algo que se tornou muito especial para mim.

Mas agora começando a discutir sobre o enredo em si, eu diria que além de ser uma história sobre aceitação, amizade e amor, ressalto que é uma história sobre identidade com bastante intensidade e sensibilidade. São apresentados dois personagens principais, o príncipe Sebastian, um jovem de 16 anos que gosta de usar vestidos e se transformar secretamente na Lady Crystallia. E a sua costureira Frances, que sonha em ter seu talento reconhecido e se tornar uma grande estilista.

O segredo do príncipe é algo que faz os dois se aproximarem e consequentemente se tornarem melhores amigos. Frances faz os vestidos de Sebastian e os dois costumam sair às escondidas do castelo para desfrutar das festas e eventos a noite.

Acho que a única coisa que eu senti um pouco de falta, foi um desenvolvimento mais explorado no final da história, principalmente em relação ao Sebastian e os seus pais, o rei e a rainha. No entanto, isso não me incomodou ao ponto de estragar minha experiência.

Talvez o que mais tenha me encantado na obra, além de toda a sua delicadeza perante a história e a construção dos personagens, foram as ilustrações. Não só os traços, mas as cores são muito lindas de se observar. Ás vezes me pegava olhando fixamente para uma única página apenas para tentar captar cada detalhe, tanto nos vestidos quanto nos ambientes também. A paleta é composta por algumas cores pastéis, alguns tons mais quentes nos ambientes de festa a noite, porém com tons mais frios nas ruas da cidade, também a noite.

O Príncipe e a Costureira, página 141.

No final do livro a autora escreve o seu processo de criação, expondo seus materiais de desenho e pintura, além das etapas de escrita para o roteiro da obra. Lendo podemos observar as mudanças na história e pequenas dificuldades que a Jen enfrentou ao escrever e ilustrar. E apesar de não ter tantas informações assim, achei que foi bem crucial ela ter colocado isso no final do quadrinho.

Segundo uma entrevista ao site Playbill, o Príncipe e a Costureira irá ganhar uma adaptação cinematográfica como um musical! Os direitos da história foram adquiridos pela Platt e pela Universal. As músicas vão ser compostas pela dupla Kristen Anderson-Lopez e Bobby Lopez, que são bastante conhecidos pelo trabalho em Frozen e Viva: a Vida é uma Festa. O musical terá a produção de Marc Platt, anteriormente trabalhou em La La Land, no live-action de Aladdin e em O Retorno e Mary Poppins. Ainda não se sabe mais informações sobre a adaptação, como a data de seu lançamento ou quem são os responsáveis pelo figurino, alguns processos estão sendo adiados devido ao COVID-19.

Por fim, declaro que gostei bastante da obra, ela me encantou e me inspirou do começo ao fim. Sua história e suas ilustrações irão ficar na minha mente por bastante tempo ainda, tenho certeza disso. Talvez eu até releia algumas vezes até o filme estrear, que é algo que eu estou bem ansiosa para acompanhar e conferir.

You May Also Like

0 $type={blogger}